Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

Brigada Anti Sumo: A minha Selecção

    Benvindo ao blog mais sóbrio da Internet! Obrigado pela visita e volta sempre!
    Free Web Layouts

04 dezembro, 2005

A minha Selecção

Fazendo jus ao nome deste blog, suponho que não haverá melhor forma de iniciar a minha contribuição com uma pequena análise do néctar que acompanha a maioria das nossas "reuniões sociais": a cerveja.
Ao contrário do que dizem os especialistas, esta bebida só é verdadeiramente agradável fresca (pelo menos na minha opinião). Admito que desta forma se percam algumas das características da cerveja, mas... Ao longo deste post falarei de algumas cervejas portuguesas (as loiras que tão bem nos tratam). Não pretendemos incitar ao consumo desmedido desta e doutras bebidas alcoólicas, até porque defendemos o consumo moderado e responsável (pelo menos a maior parte das vezes:-))
A cerveja que coloco no topo da lista é a Tagus. Uma cerveja suave, agradável sem no entanto deixar de ter o travo ligeiramente amargo que é habitual nas cervejas de grande qualidade. Esta "loira" é totalmente natural, produzida à base de Malte, Lúpulo, Água e Levedura. Esta cerveja é descrita pelos seus criadores como tendo:
Sabor -suave, ligeiramente frutado, sabor do puro malte
Leveza -leve, equilibrada, (equilíbrio entre o álcool e as dextrinas). “High Drinkability”.
Corpo - “sente-se na boca, não se sente no estômago” (cerveja mais arredondada por ser menos ácida e pelos prótidos dissolvidos) devido à influência do Puro Malte.
Amargor -suave, menos adstringente
Álcool – equilibrado
Durabilidade – elevada (12 meses)
Classifiquei-a na minha lista pessoal com 5 estrelas, tendo ultrapassado a segunda classificada por ser de puro malte (não, não estou a falar de Whisky) e, essencialmente, por ser produzida na nossa bela cidade de Viseu!!
Na segunda posição, coloco a Super Bock. Talvez a mais internacional das cervejas portuguesas, consumida em Espanha como cerveja de discoteca. A única a ganhar vinte vezes consecutivas a medalha no concurso "Monde Selection de la Qualité".
Tem um sabor não tão suave quanto a Tagus, bastante mais fortificado, encorpado e amargo. É uma cerveja de grande qualidade, capaz de satisfazer o mais exigente dos apreciadores de cerveja.
Surge na segunda posição, com 4,5 estrelas.
Na terceira posição desta lista surge a cerveja Sagres, agora propriedade de uma empresa escocesa, sempre foi a concorrente mais directa da Super Bock e conhecida pelo seu patrocínio à nossa selecção de futebol.
É bastante similar à Super Bock, não tendo, todavia, um sabor tão apurado. Tem um travo ligeiramente amargo, forte e encorpado (sim, encorpado também se pode usar aqui, não apenas no vinho!!:-)). é uma cerveja que se bebe muito bem e tem muito sucessso na venda das suas minis.
Classifico-a com 4 estrelas.
Todas as cervejas acima mencionadas, como prova da sua qualidade superior, possuem um brilho, cor e uma textura excelente; a espuma é consistente e persistente durante o seu consumo; um aroma excelente e intenso; um gosto ligeiramente amargo e ácido.
A seguir a estas três cervejas de qualidade claramente superior, surge a cerveja Imperial. Cerveja com um sabor ligeiramente mais fraco e suave.
A cerveja a evitar a todo custo é, obviamente, a Cintra (perdoe-me o ex-presidente do meu S.C.P.:-)). Cerveja fraca, com um sabor banal. Cerveja produzida a partir da experiência no mercado brasileiro e , como tal, demasiado influenciada pelo "chopinho" brasileiro.
P.S.: Pessoal, digam lá que não pareço um verdadeiro conhecedor???? Até a utilização dos termos foi seleccionada a dedo, mas, também, depois de ler as reportagens efectuadas na Maxmen e na FHM, uma pessoa aprende alguma coisa. Como podem ver as revistas masculinas não são só à base de mulheres semi-nus (embora essa seja a melhor parte), também são extremamente educativas!!:-)))

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho que só falta um pequeno grande detalhe: a Tuborg!
Apesar de não fazer parte do nosso cardápio há algum tempo, não devemos esquecê-la porque faz parte de grandes momentos da nossa vida... momentos que para sempre marcarão a nossa adolescência e juventude!!

04 dezembro, 2005 21:17  
Blogger Hugo said...

ó teresa, eu tou a falar das cervejas portuguesas!!! esse será o tema de um outro post. pretendo falar também da carlsberg

04 dezembro, 2005 21:52  
Blogger Teresa said...

Ahh! Peço desculpa pela minha ignorância... Mas como falaste da Cintra, não associei como cervejas só portuguesas!!!!! hehehehehe

04 dezembro, 2005 22:29  

Enviar um comentário

<< Home