Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

Brigada Anti Sumo: Sotaque Beirão

    Benvindo ao blog mais sóbrio da Internet! Obrigado pela visita e volta sempre!
    Free Web Layouts

21 janeiro, 2006

Sotaque Beirão

Há dois dias atrás vi, nos diferentes telejornais, as reportagens da visita do Prof. Cavaco Silva à nossa bela cidade e distrito de Viseu.
Obviamente, entrevistaram alguns "mirones" que, e surpreendam-se, falavam com aquele suposto sotaque tipicamente beirão. Ou seja, usavam e abusavam das terminações sibilantes; sempre que utilizavam palvras que tinham "ss" no meio, traduziam-nos para "ch"; a própria enunciação das expressões era a habitualmente atribuida ao beirões e em particular aos viseenses.
Sabendo que eu não falo assim, os meus familiares não falam assim (inclusivamente os mais idosos), os meus amigos não falam assim, 85% a 90% das pessoas que eu conheço não falam assim (acho eu, pelo menos não me parece), porque é que sempre que apontam a câmara de filmar e um microfone a um habitante desta cidade (ou das redondezas) sai um assim????
Desenvolvi algumas teorias. Aqui estão elas:

1º - Há apenas uma pessoa na cidade que fala assim e por coincidência é sempre a escolhida para falar;
2º - Há uma conspiração, perpetrada pelas estações de televisão que, com o objectivo de nos fazer passar por estas situações, já têm uma lista fixa de pessoas a entrevistar e todas falam assim;
4º - Na realidade ninguém fala assim. São actores contratados pelas estações de televisão, para se fazerem passar por habitantes desta zona;
4º - As estações de televisão gravam diversas entrevistas, mas mostram apenas as que têm pessoas com o referido sotaque;
5º - Os viseenses, e os beirões em geral, têm uma alergia aos microfones. Sempre que lhes é apontado um, seja televisão ou rádio, começam logo, devido à reacção alérgica que afecta as nossas cordas vocais, a falar com o sotaque. Quando acaba a entrevista, voltam ao seu sotaque normal.
E tu, tens alguma teoria?